Boa noite para todos os leitores.

Se tem uma coisa que fez barulho no mundo dos desenvolvedores web, sem duvida alguma essa foi o CSS e o Tableless. Muitos conceitos equivocados acabaram rondando a vida do programador visual. O que usar ? Como usar ? Onde usar? Eram perguntas as vezes sem uma resposta muito conclusiva.

Para os desenvolvedores da vanguarda, nada como um belo conjunto de tabelas bem organizadas e amarradas afim de tornar o layout infalivel. Para quem ja começou na era das Div’s, como eu, o horror tomava conta quando se via uma layout todo estruturado no html.

Quem estava certo, eu ou eles, fica me perguntando. Bom, isso ainda é um tabu para muito desenvolvedor. Sem duvidas, ja esta comprovado os beneficios de um CSS bem aplicado junto ao tableless. Mas sera que isso significa extinguir as tabelas.

A mais forte tendencia é a correta, usar os conteiners certos para os tipos de informações certos. Quando surgiu o HTML 1.0, é claro que não imaginavam um boom tão grande assim, muito menos CSS. Você podia usar HTML para criar layouts, formatar paginas tudo ali mesmo. Porem, um belo dia, alguem descobriu que fazer paginas separadas para formatação e estruturação seria muito mais interessante doque simplesmente jogar tudo em um só documento de texto gigante. Reaproveitamento de código e padronização, essa é a essencia do CSS.

 O que muitos reclamam, e com certeza, é que, começar um layout do zero com css e tableless é uma tarefa que exige um pouco mais de estudo das estruturas. Você precisa escolher os arranjos certos pra coneseguir compatibilidade com todos os browsers possiveis e isso não é nada facil. Mas, existe uma vantagem nisso, uma vez criada a estrutura, você podera fazer qualquer alteração de forma rápida e pratica, sem ter que procurar em todas as paginas do seu site onde existe tal tag e editar. Tableless, palavrinha mágica tambem, quem trouxe mais divs e menos tabelas para o layout. Tabela é para dado tabular, div é para layout, alem de tornar a renderização feita pelo bronwser mais rapida tambem, utilizar divs, deixa o desenvolvedor a vontade para posicionar seus objetos na pagina.

Bom, nesse artigo, espero ter passado um pouco da teoria desse mundo de tableless e css, nos proximos artigos vou trazer alguns exemplos praticos de utilização e melhorias reias.

 

Até mais pessoal.

Anúncios