Acessibilidade

Mas afinal eu preciso que meu site seja acessivel a todos ? … Se essa pergunta paira sua mente, a resposta pode estar a sua volta, na sua familia, amigos ou companheiros de trabalhos. Acessibilidade significa tornar algo acessivel a todos, sem descriminação. Essa seria a explicação ao pé da letra desse assunto.

 

Bom, não estou aqui para falar sobre deficiencias e dificuldades. Mas sim para exclarecer alguns detalhes mais tecnicos sobre esse tema. O que vejo muito quando se aborda esse assunto é, “Um site acessivel não pode ser bonito” e varias coisas do genero. Bom, o primeiro passo que voce deve ter em mente é que tera que seguir os padrões rigidos de programação da web. Nada de jeitinhos ou gambiarras, puro e simples codigo limpo e estruturado. Isso porque, não somente ajuda browsers a renderizar melhor suas paginas mas tambem ajuda leitores de telas a exergarem seu conteudo. Esses softwares que interpretam paginas na internet, precisam de informações certas, nos lugares certos e que de preferencia sejam de facil acesso.

Abuse das imagens, mas lembre-se do “alt”, que pouco se da importancia mas que pode dizer o que a imagem siginifica em poucas palavras. Seja direto no assunto e isso vale tanto para quem tem todos os sentidos perfeitos quanto para quem por algum motivo tem alguma deficiencia. Ninguem gosta de ficar dando voltas no seu site atraz de informação. 

E, respondendo a primeira questão, a base da internet é a liberdade e inclusão das sociedades. Se voce exclui alguem da informação, quebrou a primeira regra da rede.

 

Boa noite para todos, até a proxima …

Anúncios