Para muitos esse post pode parecer sem utilidade, mas para quem esta começando com CSS, esta é uma duvida que pode surgir. ID ou Class quando usar ?

ID, define um identificador unico por pagina que no css é definido por #_Nome_do_ID. Quando determinamos o ID de um componente HTML temos que garantir que, na pagina só existira aquele ID. Muitas vezes é util definir configurações de estilo utilizando o ID do que escrever uma nova class.

Class são usadas para determina configurações que podem ser utilizadas em varios locais da mesma pagina ou projeto. Uma class é util pois podemos atribuir a mesma class a componentes diferentes de uma pagina sem problemas. Alias, esse é o objetivo de uma class, evitar reescrita de código. Ao inves de toda vez ter que definir uma configuração igual, voce pode criar uma class e utiliza-la em diversos locais.

#idConteudo{ … Bloco de configuração  }
.classConteudo{ .. Bloco de Configuração }

Utilizando #idConteudo podemos utiliza-lo unicamente para identificar um objeto,  ja com a classe .classConteudo podemos aplicar a diversos componentes da página.

[]’s

Advertisements