W3c
W3c

Todos sabemos que a melhor forma de se desenvolver o layout de um website, é utilizando as técnicas de Tableless e aplicando a estilização com css. Mas como saber se o que estou fazendo, esta seguindo mesmo o padrão de desenvolvimento. Se fizer uma breve pesquisa na internet, vai encontrar diversas ferramentas que fazem isso pra você, desde softwares pagos a freewares. Uma forma muito interessante de se fazer esse teste, é utilizando as ferramentas online do site do W3C, o consórcio responsável por padronizar e validar oficialmente essas técnicas.

Acessando o endereço http://www.w3.org/ , você poderá obter informações sobre novidades dos padrões, e dicas de desenvolvimento muito importantes e comprovadas pelos “gurus” da internet.

Agora vamos ao que interessa, nesse mesmo site, existe duas ferramentas online, o HTML Validator e o CSS validator.

O HTML Validator permite voce enviar o seu codigo HTML ou mesmo digitar a URL do seu site e submeter a validação, para tanto acesso o endereço http://validator.w3.org/, algumas coisas que serão checadas, incluem, a utilização das Tags HTML de forma correta, e para as funções corretas. Ele tambem valida de acordo com o modo e versão do HTML que esta sendo utilizado.

Agora que voce possui suas marcações HTML validadas, é hora de entrar no CSS Validator para checar se sua folha de estilos esta dentro dos padrões. Acesse o link http://jigsaw.w3.org/css-validator/ para utilizar a ferramenta.

Bom, essa é uma dica para quem quer desenvolver dentro dos padrões web e garantir uma melhor exibição em todos os Browsers que seguem esse padrão.

[]’

Anúncios