Muita coisa esta acontecendo no cenário de analise de dados no mundo Microsoft. Algumas ferramentas estão sendo aperfeiçoadas e outras apresentadas ao público. O Microsoft Power BI Preview como já introduzimos nos posts anteriores (link no final), chega para aperfeiçoar um setor especifico do mercado, que exige um consumo de informação em uma ferramenta rica, porem não tem muita disponibilidade em investir num cenário completo de BI.

Dentro deste cenário, o Microsoft Power BI Preview, fornece uma gama de recursos orbitando seus dados:

  • Microsoft powerbi.com
  • Microsoft Power BI Designer
  • Microsoft Power BI app

Todas estas ferramentas só estão disponíveis para países com língua inglesa, e infelizmente ainda não foram regionalizadas para o Brasil. Porem, é possível testar estes recursos caso você possua um Windows 8 ou 8.1 em inglês. Para uma demonstração da ferramenta Power BI para Windows Store, utilizei uma maquina virtual executando uma versão dos Estados Unidos do Windows 10. Com a Store americana, é possível baixar um recurso muito interessante, o Power BI Preview para Windows Store.

powerbi-01

O Microsoft Power BI para windows Store, fornece uma interface amigável de acompanhamento dos dashboards criados no portal powerbi.com, desta forma, é possível utilizar a partir de um computador, tablet ou outro dispositivo executando o Windows.

O Power BI para Windows Store é uma ferramenta apenas para visualização, sua ideia é simplificar a utilização dos painéis pelos membros da equipe de mais alto nível, que não tem necessidades de manipulação dos painéis, mas apenas precisam acompanhar seus indicadores.

powerbi-02

O primeiro passo é acessar utilizando uma conta com permissões no powerbi.com, até o momento, podem ser criadas contas gratuitas para testes da ferramenta, a única exigência é que seja uma conta empresarial, com domínio particular. E uma outra limitação é que os painéis criados somente podem ser compartilhados no mesmo domínio.

Existe também a possibilidade de acessar algumas painéis de demonstração, por área de negócio, como vendas, distribuição e etc.

powerbi-03

Como podemos visualizar na imagem acima, a interface do aplicativo é bem semelhante ao portal powerbi.com, porem não é possível manipulação de dados, customização dos gráficos, o painel precisa ser visualizado conforme esta. Para uma edição, a ferramenta ira redirecionar para o power online.

A primeira impressão que fica, é uma segmentação bem distinta para cada ambiente. Quando estamos falando da ferramenta online, temos todos os recursos disponíveis, ja em um cenário local, apenas temos uma ferramenta de visualização, com recursos bem simples até o momento. É muito possível que novos recursos sejam adicionados, ja que estamos falando de um produto preview. Vamos aguardar.

😉 até mais.

https://altieripereira.wordpress.com/2015/05/15/powerbi-explore-seus-dados-onde-voce-estiver/

https://altieripereira.wordpress.com/2015/06/26/powerbi-designer-conhecendo-a-ferramenta

Anúncios