Sem dúvidas, a nova geração do Reporting Services é a mais inovadora da ferramenta, trazendo muitas novidades e melhorias consideráveis na aparência e resolvendo uma questão muito importante: MOBILIDADE.

O SQL Server 2016 esta chegando e com ele, o Reporting Services 2016 (SSRS), que faz parte do conjunto de ferramentas disponíveis na instalação autônoma do SQL Server. Até então, quando falávamos em Reporting Services, pensávamos em uma ferramenta de construção de relatórios paginados, seguindo um modelo clássico de grupos, tabelas, matriz, gráficos dentre outros inúmeros recursos. E isso é muito bom, quando precisamos entregar uma listagem de pedidos ou um relatório de matriculas, por exemplo. Mas e quando precisávamos criar um Dashboard de acompanhamento de métricas ? Isso até era possível, mas sem duvidas, tínhamos muitas ferramentas disponíveis no mercado que faziam muito melhor esta tarefa.

Pois bem, no começo do ano de 2015, a Microsoft adquiriu o Datazen, uma ferramenta focada em entregar Dashboards de performance, a partir de qualquer fonte de dados, com um diferencial muito importante, um ecossistema de aplicativos nativos para cada uma das principais plataformas de Smartphones e Tablets (Android, IOS e Windows Phone). Isso permitia criar um Dashboard e compartilhar este Dashboard com dispositivos móveis diversos, sem um esforço extra para isto.

Mas dessa aquisição surgiram algumas duvidas, o Datazen não se encaixava muito bem dentro da suíte de produtos da Microsoft, acabou sendo agregado como uma feature extra do SQL Server, mas mesmo assim, parecia que algo ainda estava faltando.

Bom, para fechar todas as pontas e responder as perguntas quanto ao produto, agora o Datazen foi integrado ao Reporting Services 2016. Isso significa que, o Datazen como produto não existe mais, agora estamos falando sempre em Reporting Services 2016 e relatórios móveis integrados. O lado bom disso, é que, todo o conhecimento criado em torno do Datazen, foi incorporado também na nova versão do Reporting Services, e praticamente tudo esta no mesmo formato já conhecido. Mas o que realmente mudou ? Abaixo, temos uma imagem que resume bem, como o Datazen se transformou em Reporting Services, e qual a estratégia de consumo dos Dashboards, que agora também sofreu mudanças, sai de cena o Datazen para Móveis e integramos tudo no Power BI.

blogposte
Plataforma Reporting Services 2016

 

Mas eu já tenho uma implementação em ambiente Datazen, o que devo fazer ? – Bem, o Datazen atual não esta mais no ciclo de produtos Microsoft, isso quer dizer que, não teremos mais updates na plataforma, então o que temos hoje, continuara assim, sem mudanças. Por isso, recomendo que reserve um tempo para migrar seu ambiente para o novo Reporting Services, sem duvidas você só terá ganhos com isso.

O Reporting Services 2016 faz parte do novo SQL Server 2016, que estará disponível em definitivo a partir de 1º de junho de 2016. Guarde esta data em sua agenda, e prepare seu novo ambiente.

😉 até mais. Dúvidas e sugestões podem entrar em contato.

Anúncios