A Microsoft fez algumas modificações nos seus aplicativos que compõem a solução de Business Intelligence da empresa. Focada no mercado móvel, que esta crescendo cada vez mais, esta melhorando seus produtos para o acesso aos dados de onde quer que a pessoa precise. Nesse caminho, a empresa anunciou o novo Reporting Services 2016, que integra as funcionalidades do Datazen e agora expande o alcance do produto.

As atualizações chegaram também aos aplicativos móveis, agora o Power BI integra todo o acesso móvel, tanto para o Power BI Service, quanto para o Reporting Services 2016 Mobile. É possível construir seus relatórios em um servidor local do Reporting Services e publica-lo para que seja possível visualiza-lo no app Power BI, que já foi atualizado para Android e IOS.

Se você já esta fazendo os testes do novo Reporting Services, é muito simples experimentar seus dashboards no aplicativo Power BI, basta entrar na loja de aplicativos do seu smartphone ou Tablet e fazer o download do app Power BI, a partir dai, você poderá se conectar tanto no serviço do Power BI Service, como acessar um servidor local do Reporting Services 2016.

Abra o aplicativo no seu Smartphone ou Tablet e vá até o menu conectar. Clique em conectar ao Reporting Services e aguarde a tela abaixo:

powerbi_02
Power BI Móvel

Seu servidor do Reporting Services deve possuir um endereço ou IP publico configurado, para que seja possível acessa-lo externo a sua empresa. Entre com o nome do servidor, geralmente http://%5Bnome servidor]/reports, inclua seu usuário e senha de acesso e clique em conectar.

powerbi01

A interface do Power BI Mobile é adaptável ao tipo de dispositivo onde esta sendo utilizado, assim a experiência do usuário final é maior.

powerbi_03

É possível interagir com os gráficos e explorar os valores de acordo com cada Dashboard. O Reporting Services permite também o uso de caching de dados, que pode ser útil para cenários onde em alguns momentos seja necessário demonstrar Dashboards em modo off-line.

O Reporting Services 2016 alavancou a plataforma móvel de BI Microsoft, inserindo mais um produto da suíte Power BI, e permitindo uma experiência on-premisses. Saiba mais em What’s New In Reporting Services (SSRS).

Anúncios