O Xamarin é uma plataforma que permite o desenvolvimento de aplicativos móveis utilizando linguagem C#, compilados nativamente para os principais Sistemas Operacionais móveis (Android, IOS e Windows). E ainda, com 75% a 100% de aproveitamento de código entre plataformas, ou seja, seu código não precisa ser completamente reescrito para ser publicado em plataformas distintas. Não pense nisso como um (escreve uma vez, rode em qualquer lugar), pense mais como uma forma de otimizar seu trabalho.

Criar aplicativos móveis é uma necessidade do mercado de software atual. Com smartphones e tablets disponíveis para todos, é uma grande oportunidade oferecer serviços de forma a atender esses clientes, onde quer que eles estejam, a partir dos seus dispositivos. E as empresas estão entendendo bem isso, pense em um curto espaço de tempo, quantos aplicativos já fazem parte da sua vida, a exemplo, veja os bancos, hoje praticamente qualquer função que você precise de um banco, pode ser feita em alguns toques na tela do seu smartphone.

O grande desafio dos desenvolvedores é: preciso atender públicos diferentes com plataformas diferentes, mas meu código precisa ser perfeito para todos. Manter varias linhas de desenvolvimento, com profissionais com conhecimentos diversos pode ser um desafio, principalmente em um cenário onde o objetivo é  otimizar seus recursos. O Xamarin oferece uma boa alternativa para quem busca solucionar este problema e ainda, para quem já possui uma base de conhecimento em plataformas .NET C# e quer participar dessa fatia de mercado.

Vou escrever alguns posts sobre como iniciar nesse mundo do Xamarin, você vai ver que o resultado final será bem surpreendente. Para dar o chute inicial, vamos preparar o ambiente para começar nossos trabalhos.

Va até o site http://xamarin.com/download

xamarin_01

Preencha o formulário com seus dados pessoais e clique em Download Now. Importante observar que se você já possui uma instalação do Visual Studio em seu computador, deixe a primeira opção marcada.

Aguarde a instalação concluir e teremos nosso ambiente pronto para desenvolvimento, nos vemos nos próximos textos.

 

 

Anúncios