Xamarin permite o desenvolvimento de aplicativos nativos para Android e IOS utilizando C# como linguagem de programação, isso possibilita que equipes com habilidades na linguagem da Microsoft tirem proveito do skillset existente, alem de fornecer um ambiente integrado ao Visual Studio.

Agora que você já instalou o Xamarin for Visual Studio (https://goo.gl/ebD8y0), vamos iniciar um aplicativo novo. Para nosso exemplo, vamos escolher um template para Android, porem atualmente é possível utilizar três templates padrão.

Android Apps

Inclui todos os recursos para desenvolvimento de aplicativos para a plataforma Android, incluindo a biblioteca Xamarin.Android.

IOS Apps

Semelhante ao Android, este template fornece os recursos para desenvolvimento de aplicativos nativos para IOS, incluindo a biblioteca Xamarin.IOS.

Cross-Platform

Esta opção é indicada para implementar aplicativos que serão disponibilizados em ambas as plataformas.É possível compartilhar código e reaproveitar grande parte do desenvolvimento.

Com o Visual Studio aberto, siga os passos a seguir:

  1. Selecione File>New>Project (Ctrl+Shift+N);
  2. Localize em Templates, o item Visual C# (note, Xamarin esta disponível apenas em C#);
  3. Escolha o Template desejado, no caso Android;
  4. Selecione Blank App (Android) observe que existem vários templates disponíveis, como por exemplo Wear App;
  5. No campo Name, insira um nome para seu projeto (ex.: XamarinAndroidApp);
  6. Verifique o Solution Name, os projetos no Visual Studio são organizados por Solution, uma Solution pode englobar mais de um projeto;
  7. Clique em OK para criar.
xamarin_new_project
Interface Visual Studio Community 2015

Estamos prontos para começar o trabalho, nos vemos nos próximos posts, até mais.

 

Anúncios