Power BI Service oferece uma suíte de produtos voltados para descoberta de dados, possibilitando analises rápidas e insights poderosos a partir de fontes diversas.

Desde o lançamento do Power BI Service como serviço em nuvem, a comunidade começou a perguntar sobre uma versão on-premise, para atender situações onde o cliente não possui viabilidade técnica ou jurídica para utilizar serviços em nuvem.

Pois a Microsoft atendeu essa demanda da comunidade, em Janeiro desse ano de 2017, a empresa disponibilizou o primeiro preview funcional para instalação localmente já funcional (https://blogs.msdn.microsoft.com/sqlrsteamblog/2017/01/17/power-bi-reports-in-sql-server-reporting-services-january-2017-technical-preview-now-available/), e agora acaba de publicar que a versão final esta prevista para o próximo release em produção do SQL Server 2016.

Mas falando em Power BI ON Premisses, como funciona essa versão on-premise ? Comece fazendo o download do instalador aqui (https://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=54610), para fazer a instalação dessa versão preview, é necessário que um servidor do Reporting Services 2016 esteja disponível, eu recomendo não utilizar seu ambiente de produção, pois como se trata de uma versão de avaliação, podemos ter algumas instabilidades.

Seguindo, no link de download, você ira encontrar o Power BI Desktop para SSRS, que permite salvar seus relatórios do Power BI no seu servidor local. A versão oficial do Power BI Desktop ainda não possui essa funcionalidade ativada.

pb_ssrs_2016_01

Com todos os requisitos instalados, você poderá criar seus relatórios no Power BI Desktop para SSRS e escolher a opção de salvar no Reporting Services.

Algumas observações, essa versão preview ainda não permite adicionar componentes da galeria, somente os componentes nativos. Um outro ponto é que, quando estamos trabalhando em nuvem, com o Power BI Service, nós temos funcionalidades de pesquisa com linguagem natural, data insights entre outras funções que fazem parte da plataforma cognitiva da Microsoft, até o momento, não temos uma previsão para disponibilidade desses recursos localmente.

Ficou com alguma dúvida – altieripereira@outlook.com

😉 até mais.

Advertisements